terça-feira, 31 de março de 2015

NOMES COMEÇAM A SURGIR PARA AS ELEIÇÕES DE 2016 EM GUAMARÉ.

Todos sabem que a corrida eleitoral começa pelo menos um ano antes, com o estabelecimento de parcerias, elaboração de metas, projetos, proposta de plano de governo e etc. Em Guamaré, vários nomes já estão na boca do povo na possível sucessão do atual prefeito Hélio e da oposição.

Embora a opinião de vários juristas se divirja quando o assunto é o direito da reeleição ou não do prefeito Hélio Miranda, tudo poderá acontecer até o registro das candidaturas para as eleições de 2016, inclusive nada, mas de uma coisa é fato… O governo terá candidato sim, seja o próprio prefeito, ou mesmo alguém do grupo por indicação dele, ou por aclamação popular para enfrentar uma oposição que está com sede de tomar o poder.

O atual governo enfrentará nada mais nada menos do que dois grupos políticos que terá o apoio do governo do estado, o Governador Robinson Faria. Ou seja, o município deverá ter três candidatos a prefeito, sendo importantíssimo que os possíveis candidatos tenham aceitação popular ou amargará uma rejeição após abertura das urnas.

O blog preparou uma lista dos nomes que possivelmente se destacarão na corrida eleitoral do ano que vem, seguindo as especulações feitas nos bastidores políticos. Vale ressaltar que se perguntado sobre o assunto, todos, ou quase todos os que fazem parte desta lista negam que sejam candidatos. Isso faz parte do jogo, não antecipar candidaturas, mas nos meios políticos é sabido que tais nomes não são descartáveis quando o assunto é a eleição para prefeito de Guamaré em 2016.

Os nomes mais fortes no atual governo são sempre aqueles que se desatacam pela sua prestação de serviço ao povo, seja em alguma secretaria ou na câmara de vereadores. Entre tantos, os mais evidentes até o momento são o do secretário de articulação, Dedé de Zé Gabi, do secretário de Saúde, Adriano Diógenes, e do secretário de obras, Keke Rosberg.

Já na câmara municipal não obtivemos por parte daqueles que ouvimos a opinião favorável referente a algum vereador quando o assunto é eleição para o executivo, a não ser o nome do vereador Gustavo Santiago da oposição. Mas tudo conspira que há parlamentares da base do governo se articulando para se candidatar a prefeito numa quarta chapa, assim como foi feito para a presidente da câmara, na última hora ouve desistência, ou mesmo se aliar a um dos dois grupos políticos.

O grupo do ex-prefeito Mozaniel Rodrigues, por exemplo, deve lançar um nome para as eleições de 2016 indicado pela própria família que permanece unida após a partida do seu líder maior João Pedro Filho. O mesmo deve acontecer com o grupo do empresário e ex-vereador Elder de Oliveira. É cedo para saber os supostos nomes a prefeito e vices, mas de uma coisa é certa… A oposição enfrentará o poder que trabalhar dia e noite para ser julgado pela população no pleito de 2016.


(***) Fonte e Imagem: Guamareemdia

FLAMENGO ACERTA SALÁRIOS, E ARMERO PODE CHEGAR EM BREVE

Um reforço de nível internacional está prestes a desembarcar na Gávea. Figura frequente nas convocações da seleção colombiana, Pablo Armero é alvo do Flamengo e tem tudo praticamente certo para ser anunciado como reforço. O lateral esquerdo pertence à Udinese, da Itália, mas voltaria ao futebol brasileiro por intermédio do Milan, com o qual tem contrato de empréstimo até dezembro.

Aos 28 anos, Armero parece não ter mais mercado para seguir na Europa. Ele passou por Napoli, da Itália, e West Ham, da Inglaterra, na última temporada, mas não agradou nenhum deles. Soma-se a isso o desinteresse do Milan e da Udinese e as chances do Flamengo assinar com o lateral aumentam bastante.

O Milan não vê como essencial manter o jogador porque não o tem usado. Armero atuou em apenas oito das 28 rodadas do atual Campeonato Italiano, sendo a terceira opção do técnico Pippo Inzaghi para a lateral esquerda. Dona dos direitos federativos do jogador, a Udinese também não faz muita força para tê-lo no elenco.

Ele já teria acordo salarial com o Rubro-Negro, faltando apenas acertar com a equipe de Údine os moldes da transferência. A tendência é que as partes optem por um novo empréstimo, que não invalida o vínculo de Armero com o Milan. Assim, de certa forma o colombiano teria contrato com três equipes.

Em política de contenção de gastos, o clube carioca exigiu que os italianos arcassem com parte dos salários do lateral. O Milan aceitou porque gastará menos financiando a passagem de Armero pelo Flamengo do que mantendo-o no elenco. As diretorias de ambos os clubes têm bom entendimento desde que Ronaldinho Gaúcho foi repatriado pelo Mengão em 2011.


(***) Fonte e Imagem: Portal Aratuá postado por Miguel Boente

FERIMENTO DE JOHNNY DEPP ATRASA FILMAGENS DO NOVO 'PIRATAS DO CARIBE'

Johnny Depp em 'Piratas do Caribe - navegando em águas misteriosas' (2011) (Foto: Divulgação)

O ferimento em uma das mãos que Johhny Depp sofreu durante as gravações do novo "Piratas do Caribe" vai atrasar a produção do filme. Segundo o site E! Online, o ator norte-americano só vai poder voltar a gravar no dia 15 de abril. Isso é o dobro do tempo inicialmente previsto pelo estúdio.

O atraso deveria durar originalmente apenas duas semanas, mas, quando os médicos viram que um pino teria que ser colocado na mão de Depp, o retorno ao set foi prorrogado. Este é o segundo atraso importante nas gravações do longa, depois que um ciclone tropical parou a produção em fevereiro.

Na ocasião do acidente, Depp, que interpreta o capitão Jack Sparrow nos filmes produzidos pela Disney, teve que abandonar o set de filmagens na Austrália para passar por uma cirurgia nos Estados Unidos.

No entanto, um porta-voz da Disney afirmou que a data de estreia de "Piratas do Caribe: Os mortos não contam histórias" está mantida para 7 de julho de 2017. No quinto filme da série, Depp, de 51 anos, tem como antagonista o espanhol Javier Bardem, que interpreta o vilão "Capitão Salazar".

(***) Fonte e Imagem: G1.com

PREFEITURA DE GUAMARÉ COMEÇA A DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES AOS AGRICULTORES DO MUNCÍPIO


Na manhã desta terça(31), a prefeitura municipal de Guamaré através da secretaria de Agricultura começou a distribuição de sementes aos agricultores dos assentamentos.
Segundo o assessor da secretaria José Reginaldo a distribuição segue o cadastramento feito pela secretaria de Agricultura e a quantidade recebida pelos agricultores varia de acordo com o corte de terras.
Serão distribuídas sementes de Feijão, Sorgo e milho e todos os agricultores do município serão contemplados.


(***) Fonte e Imagens Água de Maré por Carlos André

segunda-feira, 30 de março de 2015

EUDES MIRANDA VAI APRESENTAR DUAS RESOLUÇÕES QUE CRIAM EVENTOS CULTURAIS NA CÂMARA DE GUAMARÉ

Na sessão ordinária prevista para amanhã, terça-feira (31), o Presidente da Câmara Municipal, Eudes Miranda vai apresentar a mesa diretora, duas resoluções que criam eventos culturais na Câmara Municipal.


As resoluções tratam de diversos assuntos, entre eles a sexta cultural, Câmara em ação, cultura na praça e outras medidas que vão tornar a poder legislativo perto do cidadão, as medidas visam estabelecer incentivar a cultura no município e a interação entre legislativo e o povo.

A sessão de amanhã, deve ainda deliberar sobre o controle interno do Poder Legislativo.

HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
A mesa diretora decidiu homenagear as mulheres com evento nesta terça feira (31), onde serão entregues símbolos identificando as homenageadas, a sessão solene terá varias agraciadas por posição social e com destaque na vida política e familiar, além de destacar o papel exemplar de mulher de família e do convívio social.

A solenidade terá inicio as 18:00 horas.


(***) Fonte e Imagens: Portal Áratuá postado por Marcos Fonseca

quinta-feira, 26 de março de 2015

PROMOTORIA FRANCESA DIZ QUE COPILOTO TERIA DERRUBADO AVIÃO DELIBERADAMENTE


A Promotoria francesa disse nesta quinta-feira (26) que o copiloto do avião da Germanwings que caiu na terça-feira (24) nos alpes franceses assumiu o controle da aeronave e teria derrubado o avião de maneira deliberada. Segundo a autoridade, ele estava vivo e respirando até o momento em que a aeronave bateu nas montanhas.

O copiloto foi identificado como Andreas Lubitz, de 28 anos, de nacionalidade alemã. Segundo o jornal "Bild", ele seria de Montabaur, em Rhineland-Palatinate, na Alemanha. Ele não estava em lista de suspeitos de terrorismo, e por enquanto não há base para afirmar que tenha sido um incidente terrorista.

O promotor de Marselha, Brice Robin, afirmou em uma entrevista coletiva que os registros de áudio mostram que o piloto deixou a cabine e que o copiloto se recusou a abrir a porta para a volta do tripulante.

Robin também afirmou que o copiloto acionou o mecanismo de descida do avião de maneira voluntária quando estava sozinho na cabine. Não houve alerta de emergência vindo do avião, segundo o promotor.

Ainda de acordo com Robin, os sons da caixa-preta dão a entender que Andreas Lubitz estava bem e não parecia ter sofrido nenhum problema de saúde, como um AVC. Ele disse que só nos últimos minutos da gravação se ouvem gritos dos passageiros.

Com os dados que a investigação tem até agora, não se pode falar de suicídio, segundo o promotor, que reforçou que todas as informações são preliminares e que as investigações continuam.

De acordo com Robin, a análise da caixa-preta de dados irá ajudar os investigadores a entender melhor o que aconteceu. Por enquanto, não há indícios de envolvimento de outras pessoas.

O ministro alemão de Transportes, Alexander Dobrindt, disse que, segundo especialistas alemães, é "plausível" que o copiloto tera deliberadamente derrubado o avião da Germanwings

Piloto teria tentado arrombar a porta

Nesta quarta, uma fonte militar próxima das investigações disse sob anonimato ao jornal “New York Times” que a gravação da caixa-preta indica que um dos pilotos teria ficado trancado para fora da cabine e não teria conseguido voltar.

A fonte disse que a gravação indica que no começo do voo os dois pilotos conversavam de maneira tranquila e que depois um deles teria saído da cabine e não teria conseguido entrar de volta.

"O homem do lado de fora bate levemente na porta da cabine e não há resposta. Depois bate mais forte e sem resposta. Nunca há uma resposta", diz a fonte. Também seria possível escutar ele tentando arrombar a porta.

Segundo a Promotoria francesa, a interpretação mais plausível dos dados obtidos até agora aponta que o copiloto deliberadamente se recusou a abrir a porta da cabine para a volta do piloto.

Um porta-voz da Lufthansa, proprietária da Germanwings, negou a informação na quarta-feira. "Nós não temos nenhuma informação por parte das autoridades que confirme essa reportagem e estamos buscando mais informações. Nós não fazemos especulações sobre as causas do acidente”.

A Lufthansa disse que as portas da cabine podem ser abertas pelo lado de fora com um código, de acordo com os regulamentos apresentados após os ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos. No entanto, o sistema de código pode ser bloqueado a partir de dentro da cabine, segundo explica um vídeo promocional da Airbus publicado online e confirmado pela fabricante de aviões.

O que se sabe sobre a tripulação

Andreas Lubitz havia sido contratado em setembro de 2013 e tinha 630 horas de voo de experiência, informou a Lufthansa à AFP. Jornais internacionais disseram que Andreas se formou na escola de voo da Lufthansa em Bremen e obteve sua licença de voo em junho de 2010.

Ele vivia com os pais na cidade e também morava em Düsseldorf, afirmou a prefeita de Montabaur ao jornal "El País". O jornal espanhol afirmou ainda que o perfil de Andreas no Facebook foi apagado.

O promotor Brice Robin disse que não tem nenhuma informação sobre o perfil psicológico ou a filiação religiosa do copiloto.

Já o piloto do Airbus A320 tinha 10 anos de experiência e mais de 6.000 horas de voo, segundo a Germanwings. Identificado pelo jornal "Bild" como Patrick S., o piloto também era alemão.
Não explodiu

Segundo Rémi Jouty, diretor do BEA, órgão responsável pela investigação do acidente, a trajetória do avião indica que ele voou até a queda, descartando a hipótese de explosão no ar. "Isso não é a característica de um avião que explodiu em voo", disse, explicando a maneira como os destroços ficaram espalhados no terreno da queda. Ele se recusou a dizer se a tripulação estava consciente durante a queda e na hora do choque.

A última mensagem da cabine do avião para o controle de tráfego era rotineira, segundo a BEA. Um minuto depois, o avião começou a descida, que continuou até o impacto.

O radar acompanhou a aeronave até bem pouco antes do choque com a montanha. A aeronave perdeu contato com o tráfego aéreo francês quando estava a 6 mil pés de altura.

Segundo ele, é necessário comparar os dados das duas caixas-pretas para saber o que exatamente aconteceu com o avião acidentado. Isso pode levar dias, semanas ou meses. A segunda caixa-preta, que mostra dados do voo, ainda não foi encontrada.

Vítimas

As autoridades ainda não divulgaram a lista de passageiros e tripulantes embarcados no avião da Germanwings que caiu nos Alpes franceses. Porém, diante da notícia da tragédia, alguns familiares, empresas e órgãos oficiais dos países divulgaram nomes de pessoas que estavam no voo.

O Airbus A320 partiu de Barcelona, na Espanha, com destino a Düsseldorf, na Alemanha, e levava 150 pessoas – 144 passageiros e seis tripulantes.

Segundo informações da Germanwings, entre as vítimas do acidente havia 72 alemães, 35 espanhóis, 2 australianos, 2 argentinos, 2 iranianos, 2 venezuelanos, 2 americanos, 1 marroquino, 1 britânico, 1 holandês, 1 colombiano, 1 mexicano, 1 dinamarquês, 1 belga e 1 israelense.

A origem de algumas vítimas ainda é incerta, especialmente devido a casos de dupla nacionalidade. Devido à violência do acidente, as autoridades acham pouco provável encontrar sobreviventes. Conheça as histórias de algumas das vítimas.


Fonte e Imagens: G1.globo.com/Mundo

MORRE O HUMORISTA JORGE LOREDO, O ZÉ BONITINHO, AOS 89 ANOS

RIO — Morreu, por volta de 5h da manhã desta quinta-feira, o humorista Jorge Loredo, o Zé Bonitinho. O comediante, de 89 anos, estava internado no Hospital São Lucas, na Zona Sul do Rio desde o último 3 de fevereiro, onde permaneceu em estado grave. De acordo com o boletim médico, Loredo lutava há anos contra uma doença pulmonar obstrutiva crônica grave e um enfisema pulmonar, que o levaram à falência múltipla de órgãos. O corpo será velado nesta sexta no Memorial do Carmo, no Caju, a partir das 9h.

Topete esculpido com Gumex, bigode delgado, sobrancelhas arqueadas, olhar de conquistador e roupas extravagantes, ele mal mal entra em cena e já arranca gargalhadas da plateia do estúdio da extinta TV Rio, em 1960. Era a estreia de O Bárbaro, vivido pelo ator e humorista Jorge Loredo no programa “Noites cariocas”, que serviria de matriz para o personagem Zé Bonitinho, o galenteator barato e exagerado que marcaria a carreira do artista carioca e a TV brasileira.

O Bárbaro foi rebatizado em homenagem a um cozinheiro que Loredo conheceu em um restaurante de beira de estrada que, por ser muito feio, era chamado de Zé Bonitinho. Os trejeitos do personagem foram inspirados em outra figura real, o Jarbas, um dos companheiros do jovem Jorge Loredo nas maratonas pelos bares da Praça Saens Peña, na Tijuca, onde nasceu.

— Ele tirava um pentezinho do bolso e ficava ajeitando as sobrancelhas e o bigodinho toda hora. Se passava uma moça, cantarolava um tango, um bolero... Fui captando esses trejeitos e criei o personagem — contou.

Autor de bordões inesquecíveis — “Garotas do meu Brasil varonil: vou dar a vocês um tostão da minha voz...!”; “Mulheres, atentem para o tilintar das minhas sobrancelhas”; “O chato não é ser bonito, o chato é ser gostoso”, entre outras —, Zé Bonitinho foi praticamente uma espécie alter ego de Loredo:

— Eu sofri com uma osteomielite (inflamação nos ossos) dos 12 aos 46 anos, por isso fui muito mimado. Isso me fez querer ser mimado pelas minhas mulheres. Era quase um Zé Bonitinho — contou certa vez Loredo que, ainda na juventude, chegou a ser internado em um sanatório por causa de uma turberculose.


Os palhaços estão na origem da vocação de Loredo. Para completar a renda do marido, dona Luiza, mãe do artista, costurava os figurinos das trupes circenses que chegavam a Campo Grande, onde a família morava. O ator acreditava que as fantasias da mãe impregnaram sua retina: já jovem, viu o anúncio dos testes para a escola de Paschoal Carlos Magno, onde passou depois de ser ensaiado por Oscarito e Mafra. Estreou interpretando Mercúcio em “Romeu e Julieta” e nunca mais parou.
Na TV, o ator começou dividindo o banco do programa “Praça da Alegria”, nos anos 1970, com Chico Anysio, Moacyr Franco e Ronald Golias. Diferentemente de Anysio e e Franco, que tiveram programa próprio, e de Golias, que era astro absoluto da “Família Trapo” , Loredo sobreviveu como coadjuvante. O ator chegou a criar outros tipos famosos, como o mendigo soberbo My Lord e o costureiro François Paetê, mas Zé Bonitinho sempre foi a sua grande marca, que só desapareceu da TV quando o programa “A praça é nossa”, do SBT, saiu do ar, no início dos anos 2000.

Longe da televisão, Loredo chegou a participar de filmes dirigidos por ícones do cinema nacional, como Rogério Sganzerla (“Sem essa aranha”, de 1970, e “O abismo”, de 1977) e Arnaldo Jabor (“Tudo bem”, de 1978). Seu último trabalho em um longa-metragem foi em “Chega de saudade” (2008), de Lais Bodansky. Em quase todos esses filmes, mesmo que não estivesse interpretando seu personagem mais famoso, alguns elementos dele, como o vestuário e acessórios vistosos, de alguma forma estavam sempre presentes nas composições Loredo.

O artista foi recentemente redescoberto pela geração mais jovem de cineastas brasileiros. Em 2005, a diretora Susanna Lira lançou o documentário “Câmera, close!”, uma biografia do ator, exibido no Canal GNT. No ano seguinte, o ator e diretor Selton Mello, fã do artista, o dirigiu no curta-metragem “Quando o tempo cair”, para o qual criou um personagem especialmente apra ele. Em 2003, atuou na peça infantil “Eu e meu guarda-chuva”, a convite da atriz Andrea Beltrão.

(***) Fonte e Imagens: O Globo

quarta-feira, 25 de março de 2015

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GUAMARÉ ABRE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSORES.

A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da secretaria de educação abriu inscrições para processo seletivo para preenchimento de vagas dos profissionais do Magistério.

O processo seletivo simplificado é para os cargos dos profissionais do magistério por prazo determinado, visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guamaré/RN.

Para fins de contratação, os requisitos de escolaridade aceitos serão apenas em nível de licenciatura, totalmente concluído, sendo vedada, a contratação de professores com título de graduação apenas na modalidade de bacharelado, como também, estudantes em processo de formação.

As inscrições estão ocorrendo no Polo UAB na Rua Manoel Lucas de Miranda, das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h, durante os dias 26 e 27 (quinta e sexta). Dia 01/04 será para interposição de recurso contra o resultado preliminar.

Para maiores informações (84) 3525-2975 – O edital ja foi publicado no diário oficial, na sede da secretaria de educação, prefeitura, pontos comerciais e demais escolas.

Clique aqui e veja o edital:

terça-feira, 24 de março de 2015

CÂMARA DE GUAMARÉ: FALTA DE CONSENSO ADIA A VOTAÇÃO DA MUDANÇA DE HORÁRIO DAS SESSÕES E DA INSTALAÇÃO DO PONTO ELETRÔNICO.


Na sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (24), o presidente da Câmara Municipal de Guamaré, Eudes Miranda, inclui na pauta de votação a proposta de mudança do horário das sessões e da instalação do ponto eletrônico para os servidores da casa.

O primeiro item trata de uma reivindicação de boa parte da população de Guamaré, que deseja que os horários das sessões mudem para o dia de sexta-feira, no horário da tarde ou à noite.

O segundo item da pauta, que seria instalação do ponto eletrônico, trata-se uma medida moralizadora da nova mesa diretora da casa.

 Os vereadores Edinho de Moacir (PTN) e Miranda Junior (PMN) foram contrários à entrada dos dois itens na pauta de votação.

Os vereadores Edinho e Junior, questionaram o presidente da casa se havia alguma resolução que tratasse dos dois assuntos.
"É preciso que seja feita uma resolução para que seja mudado o dia das sessões e a instalação do ponto eletrônico", disse Edinho. Edinho ainda argumentou que a sessão contava com a ausência dos vereadores Gustavo e Nildinho, e que seria importante a presença dos dois na votação.
"Não existe razão para a matéria ser votada. Primeiro é preciso discutir as resoluções para depois entrar na pauta de votação" Afirmou Miranda Junior. 

O vereador Edinor Melo, favorável que os dois itens fossem discutidos e votados, discordou dos dois vereadores dizendo que o regimento interno não podia contralar a pauta de votação. Edinor disse que de acordo com a sua assessoria jurídica, não eram necessárias resoluções para votar os dois itens incluídos na pauta.
Os argumentos de Edinor foram rebatidos tanto por Edinho e Miranda Junior. Ambos afirmaram que havia necessidade dos dois assuntos passar pelos os tramites jurídicos da casa.

Edinor levantou uma questão de ordem, pedindo que a sessão fosse suspensa para que pudesse discutir e depois entrar na ordem do dia, que foi acatada pelo o presidente Eudes.

Após o retorno, o vereador Edinor foi voto vencido pelo os votos dos vereadores presentes e a votação da proposta de mudança do horário das sessões e da instalação do ponto eletrônico foram retiradas da pauta.  Os vereadores contrários a sua inclusão sugeriram ao presidente da casa que a votação fosse colocada na pauta da próxima sessão que foi acatado pelo mesmo.

Postado por Marcos Alberto Galvão da Fonseca.


(***) Fonte e Imagens: Portal Aratuá

GUAMARÉ RECEBE A OFICINA DE EMPREENDEDORISMO DO SEBRAE

Na noite desta segunda-feira (23) foi aberta a Oficina SEBRAE de Empreendedorismo (OSE), no Ginásio de Esportes de Guamaré, contando com a presença da representante do Prefeito Hélio Willamy, a Chefe da Casa Civil Monalisa Cavalcante, o Secretário de Indústria e Comércio Mário de Lucila, o diretor de formação do SEBRAE – RN, o senhor Eduardo Viana, o representante do SEBRAE – Assú, o senhor Fernando Leitão e os coordenadores e instrutores que ministrarão a OSE.
O objetivo da OSE é disponibilizar conhecimento para o desenvolvimento da capacidade empreendedora e também para aprimorar habilidades e competências na área de gestão. A cidade Guamaré foi escolhida pelo potencial empreendedor.
Muitos empreendimentos têm surgido no município nos últimos anos, movidos, principalmente, em função do setor energético.
Com o Ginásio de Esportes, completamente lotado por empreendedores e futuros empreendedores, foi dado início a oficina que trará grandes benefícios para o comércio e vários prestadores de serviços da cidade, que vivem em total informalidade.
Realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Guamaré, a OSE traz uma metodologia que foi criada no Acre e aperfeiçoada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, modelo que hoje está sendo replicado em vários estados. A oficina enfoca assuntos no eixo da teoria visionária e das competências e habilidades empreendedoras.
Em cinco dias, são trabalhados temas, como ideias e oportunidades de negócios, planejamento, marketing, mercado, riscos, mudanças, informação e definição de metas. Entre os assuntos que integram o conteúdo programático da OSE, estão temas ligados às noções de gestão empresarial, competências empreendedoras e planejamento do negócio.
Devido problemas de alagamento no trânsito de Natal, não foi possível o Prefeito Hélio Willamy chegar a tempo da abertura do evento, mas logo em seguida, ele se fez presente a OSE, acompanhado do seu secretariado, fazendo questão de cumprimentar a todos que fazem parte do SEBRAE, como também aos participantes da Oficina SEBRAE de Empreendedorismo.


(***) Fonte e Imagens: Gonzaga Filho

AVIÃO COM 150 PESSOAS CAI NA FRANÇA

Um avião Airbus da companhia Germanwings, empresa da Lufthansa, caiu no sul da França nesta terça-feira (24). A aeronave ia de Barcelona, na Espanha, para Duesseldorf, na Alemanha, segundo autoridades aéreas. O voo 4U9525 viajava com 144 passageiros, dois pilotos e quatro tripulantes. As primeiras informações indicavam que o número de passageiros era 142.


O QUE SE SABE ATÉ AGORA:

- Um avião Airbus A320, da companhia Germanwings, caiu na manhã desta terça-feira (24), no sul da França;
- A aeronave levava 144 passageiros, 2 pilotos e 4 tripulantes;
- O voo 4U9525 fazia a rota Barcelona, na Espanha, a Düsseldorf, na Alemanha;
- A aeronave desapareceu dos radares por volta das 11h locais (7h de Brasília) nos Alpes franceses;
- Destroços foram localizados em uma região de 2 mil metros de altitude;
- Um pedido de socorro foi feito às 10h47, quando a aeronave estava a 5 mil pés em uma "situação anormal", segundo o secretário de transportes francês.
O ministro do interior francês disse que destroços foram localizados em uma região de 2 mil metros de altitude, segundo a agência Associated Press. O jornal francês "Le Monde" informa que 80 bombeiros e 200 policiais estão a caminho do local.
O presidente francês, François Hollande, disse que pelas características do acidente provavelmente não há sobreviventes. “Havia 148 pessoas a bordo e as condições do acidente, que ainda precisam ser determinadas com precisão, sugerem que não haveria sobreviventes”, disse o presidente. Em seu perfil do Twitter, Hollande expressou "solidariedade às famílias das vítimas" e disse que a queda do avião é uma "tragédia".
O presidente também falou que é provável que existam passageiros espanhois, alemães e turcos no voo.

O Secretário de Estado dos Transportes francês, Alain Vidal, disse que “houve um pedido de socorro registrado às 10h47. Esse sinal de socorro mostrou que a aeronave estava a 5 mil pés, em uma situação anormal”. Vidal também disse que o acidente ocorreu pouco após este sinal. Ao "Le Figaro", ele falou que o avião caiu nas montanhas de Estrop, uma área coberta de neve e inacessível por terra. Segundo ele, as condições meteorológicas não eram particularmente ruins no momento do acidente.

Hollande expressou apoio à chanceler alemã, Angela Merkel, em uma ligação telefônica depois da notícia da queda do avião, informou o palácio do Eliseu. A embaixadadora da Alemanha em Paris, Susanne Wasum-Rainer, irá até o local do desastre com o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, segundo a agência de notícias France Presse.
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse em pronunciamento que Alemanha, Espanha e França estão em luto profundo pelas vítimas do acidente. Merkel disse que os três países vão trabalhar em conjunto para descobrir as causas do desastre. Merkel também disse que vai ao local do acidente nesta quarta.

A Germawings expressou condolências pelas vítimas do acidente e disse que não pode dar nenhum motivo para a queda do acidente ainda. A companhia mudou a cor do logo de seu perfil no Twitter para preto, em uma demonstração de luto.
Carsten Spohr, presidente da Lufthansa, postou uma mensagem em seu perfil do Twitter, dizendo: "Não sabemos ainda o que aconteceu com o voo 4U9525. Meus profundos sentimentos para os familiares e amigos de nossos passageiros e tripulantes. Se nossos medos forem confirmados, será um dia obscuro para a Lufthansa. Esperamos encontrar sobreviventes."

Segundo o jornal francês "Le Monde", a aeronave desapareceu dos radares por volta das 11h locais (7h de Brasília). Segundo o site que monitora o sistema aéreo Flightradar, o avião decolou 9h de Barcelona, horário local (5h de Brasília).

De acordo com o site da Airbus, a capacidade máxima da aeronave é de 180 passageiros. A empresa disse em sua página no Facebook que está ciente dos relatos da queda de um avião fabricado pela companhia e informou que todos os seus esforços foram direcionados para avaliar a situação. Segundo o jornal francês “Le Figaro”, o Airbus A320 que caiu estava em uso há 24 anos.


O maior sindicato de controladores aéreos da França, o SNCTA, anunciou a suspensão de sua convocação de greve para os dias 25, 26 e 27 de março. “Nessas circunstâncias dramáticas e considerando a emoção que esse acidente levanta, especialmente entre os controladores aéreos, o sindicato decidiu suspender o seu aviso de greve”, informou em seu site.

(***) Fonte e Imagens: G1.globo.com/mundo

segunda-feira, 23 de março de 2015

PORSCHE DE DOLEIRA LIGADA A YOUSSEF É LEILOADO POR R$ 206 MIL

Um Porsche modelo Cayman 2010/2011 apreendido pela Operação Lava Jato foi leiloado nesta segunda-feira (23) e arrematado por R$ 206 mil. O leilão foi realizado em Curitiba.

O carro pertencia à doleira Nelma Kodama, condenada a 18 anos de prisão por evasão de divisas. O lance inicial era R$ 200 mil (um modelo novo custa cerca de R$ 349 mil, segundo a tabela de preços da montadora).

Segundo investigações da Polícia Federal, Nelma é amiga do doleiro Alberto Youssef, apontado como um dos principais operadores do esquema de desvio de recursos da Petrobras apurado pela investigação.

Segundo o escritório que realizou o leilão do automóvel, o nome da pessoa que arrematou o carro não será divulgado. A única informação sobre o comprador é que ele é de Curitiba.

Nelma foi presa em março de 2014 no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, ao tentar fugir do Brasil com 200 mil euros escondidos na calcinha. Em outubro, ela foi condenada por crimes financeiros decorrentes de uma outra operação realizada pela PF batizada de "Dolce Vita".

De acordo com as investigações feitas sobre os negócios de Kodama, ela operava um esquema de remessas ilegais de dólar por meio de contratos de importação de fachada. O dinheiro saía do Brasil, mas nenhum bem ingressava em território nacional. Ainda de acordo com as investigações, o esquema teria movimentado pelo menos R$ 221 milhões.

O Porsche leiloado nesta segunda-feira é apenas um dos vários itens de luxo de Nelma apreendidos pela Polícia Federal. Além do automóvel, a PF também chegou a apreender obras de arte como quadros de autores renomados como Heitor dos Prazeres, Di Cavalcanti e Cícero Dias. Parte do acervo de Nelma está exposto no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

De acordo com as investigações, Nelma era conhecida por manter um estilo de vida luxuoso. Segundo os investigadores, ela costumava dizer que era a "última grande dama do mercado" paralelo de dólares.


(***) Fonte e Imagem: Noticias.uol.com.br

EX-PREFEITO DE MACAU É PRESO.

O ex-prefeito de Macau, Flávio Veras, foi preso na manhã desta segunda-feira (23). O político é suspeito de participar de fraude na contratação de bandas para o Carnaval de Macau, em 2011, o é esquema investigado pela Operação Máscara Negra, do Ministério Público do Rio Grande do Norte. Além da prisão de Veras, o chefe de gabinete da Prefeitura de Macau, Francisco de Assis Guimarães, foi afastado do cargo.

Segundo o Ministério Público, o grupo liderado por Flávio Veras fraudou a contratação de 27 bandas para o Carnaval de 2011. Além do gestor, também teriam participado do esquema fraudulento mais oito pessoas, entre elas Francisco de Assis Guimarães, o empresário Alex Padang e vereador de Natal Júnior Grafith, além de servidores do município e outros empresários.
                                                                   Foto: Josivan Dantas

Ainda de acordo com o MP, os valores para a contratação de bandas durante o Carnaval de 2011 custaram R$ 2,7 milhões aos cofres de Macau. Após apuração, o MP chegou à conclusão que os contratos com a Prefeitura foram celebrados em valores muito superiores aos que as bandas efetivamente receberam, sendo a diferença desviada em benefício dos associados do crime. O valor superfaturado teria sido de R$ 1,2 milhão.

A Operação Máscara Negra, realizada em 2013, deu cumprimento a 53 mandados de busca e apreensões e 14 mandados de prisões temporárias expedidos pela comarca de Macau. Os denunciados deverão responder por peculato, crime de responsabilidade do ex-prefeito, fraude a licitação e organização criminosa. As penas podem chegar a vinte anos de prisão.

O Ministério Público ainda não informou os motivos pelos quais somente o ex-prefeito foi preso. Os promotores vão conceder entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira para tratar do assunto.
                                                                    Foto: Josivan Dantas

(***) Fonte e Imagens: Tribunadonorte.com.br

CÂMARA DE VEREADORES: AMANHÃ DIA 24, HAVERÁ SESSÃO ORDINÁRIA ÀS 09:00 HORAS.


DESLIZAMENTO DE PEDRAS FERE TRÊS NA BR-101, EM ANGRA DOS REIS, RJ

Três homens ficaram feridos após o carro em que estavam ser atingido por um deslizamento de pedras na noite de domingo (22), na BR-101 — Rodovia Rio-Santos. O acidente aconteceu durante um temporal no trecho do bairro Pontal, em Angra dos Reis (RJ), onde o trânsito fluía em meia pista na manhã desta segunda-feira (23). As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo a PRF, os feridos foram identificados como Fábio Gino Bandeira, Leonardo Felício da Costa e Vitor Cananeia Soares — as idades não foram divulgadas. Os três foram levados para o Hospital Geral da Japuíba, sendo que Fábio e Leonardo apresentavam estado grave, ainda de acordo com a PRF. Não havia informações sobre o estado de saúde deles até a publicação desta reportagem.

Por volta de 9h20, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) trabalhava na retirada das pedras para a normalização do tráfego.


(***) Fonte e Imagens: G1.globo.com

domingo, 22 de março de 2015

ATOR CLÁUDIO MARZO MORRE NO RIO


O ator Cláudio Marzo, de 74 anos, morreu às 5h39 deste domingo (22) na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio. Segundo a assessoria da unidade, ele estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com quadro de pneumonia desde o dia 4 de março.

Ainda não há informações sobre onde o velório será realizado. Segundo a assessoria do hospital, Marzo tinha o desejo de ser cremado. A família aguarda a chegada de um dos filhos que mora na Austrália.

Outras internações

O ator também foi internado no dia 8 de fevereiro devido a um quadro infeccioso, associado à insuficiência renal e a um enfisema descompensado, informou o boletim médico divulgado pelo Dr. João Manuel Pedroso, clínico geral e cardiologista do ator.

No dia 28 de dezembro de 2014, Cláudio foi internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do mesmo hospital com um quadro de arritmia cardíaca e pneumonia. Entretanto, recebeu alta médica no dia 31 de dezembro e pôde passar a virada do ano em casa.
Primeiro time da Globo

Marzo tinha 25 anos quando recebeu o convite para trabalhar na TV Globo. Ele morava em São Paulo e fazia parte do Grupo Oficina. Ele ainda atuava como dublador da série americana “Mr. Novac”. Foi quando se mudou para o Rio e assinou contrato. Ele fez parte do primeiro grupo de atores contratados pela Globo, inaugurada em 26 de abril de 1965.

“Por coincidência, a Globo tinha comprado esses filmes que eu dublava. Então, já contratado, eu continuava em São Paulo, até terminar as dublagens. Queria ter vindo antes, estava doido para vir para o Rio”, lembrou o ator, em depoimento ao site Memória Globo.

Foi por conta desse pequeno atraso que o ator acabou escalado não para a primeira, mas para a segunda novela da emissora no horário das 19h. Era “A Moreninha”, de Graça Mello, com 35 capítulos.
Ele nasceu no dia 26 de setembro de 1940, em São Paulo, filho de uma família de operários e descendente de italianos. O ator abandonou os estudos aos 17 anos para trabalhar como figurante na TV Paulista. Depois, foi contratado pela TV Tupi. “Deixei até o cabelo crescer para viver o músico, ninguém naquela época tinha cabelo comprido”, disse.


“Sempre tive vontade de ser ator, achava uma coisa fantástica. Os atores me emocionavam. Achava interessante você transmitir emoções e consciência de mundo para as pessoas. Na época, eu acreditava, ingenuamente até, que o teatro pudesse modificar o mundo.”

Par com Regina Duarte

O ator participou de várias novelas nos anos 1960, sendo "Véu de Noiva" um de seus momentos mais marcantes. Ele atuou ao lado de Regina Duarte, na trama de Janete Clair. A novela é considerada importante por ter sido uma resposta à tendência iniciada por "Beto Rockfeller", exibida pela TV Tupi. Foi ainda a primeira a ganhar uma trilha sonora original, com músicas escolhidas por Nelson Motta.

O par romântico Marzo e Regina Duarte no gosto popular. E voltou a ser escalado em "Irmãos Coragem", de Janete Clair, produzida em 1970. Na trama, o ator viveu um dos irmãos Coragem, Duda, um craque dos campos de futebol. Foi mais um sucesso de público. “Eu não queria fazer sucesso em televisão. Eu queria ser ator de teatro, entende? E achava que, na minha cabeça, na época, fazer sucesso em televisão era uma coisa que te queimava. Novela, televisão, isso era uma coisa inferior. Mas eu precisava trabalhar”, confessa.

"Minha doce namorada", de 1971, e "Carinhoso", de 1973, trouxeram de volta Cláudio Marzo e Regina Duarte. Na década seguinte, participou de produções que marcariam a carreira. Em "Brilhante", novela de Gilberto Braga exibida em 1981, interpretou o motorista Carlos, que vivia romance com a patroa, Chica Newman, interpretada por Fernanda Montenegro.

Manchete e filmes

Marzo também participou de duas novelas na extinta TV Manchete. Ele esteve em "Kananga do Japão", de Wilson Aguiar Filho, em 1989; e "Pantanal", de Benedito Ruy Barbosa, no ano seguinte. A carreira de Marzo também inclui trabalhos no cinema. Foram 35 longas-metragens, com destaque para "O Homem Nu", dirigido por Hugo Carvana, com roteiro de Fernando Sabino, em 1990.

Retorno à TV Globo

De volta à Globo em 1993, atuou em "Fera Ferida", de Walther Negrão, no papel do coveiro Orestes Fronteira. Dois anos depois, foi convidado para participar do remake de "Irmãos Coragem", dessa vez vivendo o poderoso coronel Pedro Barros, justamente quem perseguia a família Coragem. Em 2007, na Globo, atuou na novela "Desejo Proibido", de Walther Negrão, e na minissérie "Amazônia – De Galvez a Chico Mendes", de Gloria Perez, no papel de Ramalho Jr, ex-governador do Acre. O último trabalho na Globo foi no seriado "Guerra e Paz", em 2008. O ator interpretou o capitão Guerra.



(***) Fonte e Imagens: G1.com.br

sexta-feira, 20 de março de 2015

AEROPORTO DE NATAL GANHA AUTORIZAÇÃO PARA COBRAR TAXA DE EMBARQUE

As tarifas de embarque que são cobradas aos passageiros do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves desde sua inauguração foram autorizadas oficialmente na manhã desta sexta-feira (20), segundo publicação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no Diário Oficial da União (DOU). O aeroporto está localizado na cidade de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal.

Apesar da cobrança feita pelas empresas, como não havia autorização, os passageiros poderiam pedir o ressarcimento do valor às companhias aéreas. Com a decisão desta sexta, que tem validade a partir da publicação, as taxas podem ser cobradas normalmente, sem direito ao reembolso do valor.

 A decisão não define valores, apenas que a taxa é "referente à concessão dos serviços públicos para a construção parcial, manutenção e exploração do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante ", informa a publicação. Ainda segundo o texto publicado, a autorização para cobrança de taxa de embarque fica condicionada à validação do Nível de Proteção Contra incêndio Existente - NPCE 9.


(***) Fonte e Imagem: G1.globo.com/RN

'VIROU PAIXÃO', DIZ EMPRESÁRIO QUE COLHE ABÓBORAS DE 200 KG NO PARANÁ

                                Plantar abóboras é um hobby para Chico Neto (Foto: Chico Neto/ Arquivo Pessoal)
Há sete anos o empresário Francisco Neto Lourenço, de 61 anos, começou a plantar abóboras gigantes no sítio que tem em Santa Maria, Distrito de Santa Tereza do Oeste, no oeste do Paraná. Hoje, ele diz que as plantações gigantes se tornaram um hobby e uma paixão. Tanto que chega a gastar por ano aproximadamente R$ 7 mil para cuidar dos vegetais.
Tudo começou depois de uma viagem, conforme conta Chico Neto, como é conhecido na região. “Estava no Rio de Janeiro e uma pessoa me disse que em um bairro, que não me lembro o nome, vendiam sementes de abóboras gigantes. Fui lá e comprei. Quando cheguei em casa plantei as sementes e colhi uma abóbora de 65 kg”.

Depois da primeira colheita, Chico Neto não parou mais com as plantações e começou a pesquisar sobre o assunto em livros, revistas e na internet. Com as pesquisas aprendeu alguns truques para deixar o vegetal cada vez maior. “Passo leite nas folhas porque ajuda a evitar insetos e no pé passo melado de cana de açúcar diluído na água, que serve como vitamina para a planta”, revela o empresário. Mas diz que o que faz realmente a diferença é a forma de adubação.
A técnica, ao que parece, dá certo, este ano ele colheu sete abóboras com 200 kg cada. “A gente teve que arrumar um guindaste para tirar elas da roça”, conta orgulhoso. Essa foi a maior colheita que já fez desde que começou a plantar o vegetal.
                  Pé de girassol plantado por Chico Neto chegou a 3,40 metros (Foto: Chico Neto/ Arquivo Pessoal)
Mas, segundo ele, o hobby não sai barato. “Gasto com viagens, com adubos e tudo mais que é preciso. Já fui buscar adubo em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul porque aqui os adubos são mais para soja e milho”, explica. Despesas altas, mas sem nenhum lucro. “Não ganho nada, é só pelo prazer”, ressalta. Mas a família apoia. "Eu e a minha mulher vamos a cada dois dias medir o pé para acompanhar o crescimento".
Quando colhidas, as abóboras são levadas para a loja de materiais de construção que Chico Neto mantém no Bairro São Cristóvão, em Cascavel, cidade vizinha. Ali, ele distribui os vegetais para os clientes e moradores da região. “Cada um que passa e pede um pedaço eu dou. Até porque ela apodrece depois de mais de 20 dias fora do pé”, diz. O mesmo acontece com as sementes, que também são doadas.

A única coisa que Chico Neto não entrega para todos é o segredo de como produzir abóboras tão grandes. “Começa desde o cuidado com a semente, tem que plantar em copos em casa com adubo para já nascer com bastante comida. Depois de 10 dias dá para levar para a roça. Mas não conto tudo não”, se diverte. Ao G1, o empresário revelou que até a polinização é feita manualmente.
                       No sítio de Chico Neto os chuchus chegam a pesar 2kg (Foto: Chico Neto/ Arquivo Pessoal)
Muito além das abóboras.

Chico Neto tem 150 variedades de abóboras, além de sementes do vegetal gigante. São vários os tamanhos, corres e formatos. “Eu sou doente por abóboras, é uma coisa diferente, ninguém nunca se preocupou, mas eu comecei a colecionar e virou paixão”, confessa. “Eu vou nas feiras e casas agrícolas, no nordeste, no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais para ver se tem variedades diferentes”, completa.
Além das abóboras, no sítio do empresário também é possível encontrar outras plantações curiosas e gigantes. “Tem quiabo de 500 centímetros, pé de girassol com 3,40 metros e chuchu com 2 kg, entre outros. Eu procuro coisa diferente para plantar”.
E todas as colheitas ficam registras em fotos e em uma revista, que o empresário publica uma vez por ano. “Eu planto as abóboras no começo de setembro, depois do frio, e colho entre janeiro e fevereiro. Vou fotografando e depois monto a revista que sai mais ou menos no mês de abril”. Assim como as sementes e as abóboras gigantes, a revista também é distribuída pela cidade.
De acordo com a professora de agronomia da Fundação Assis Gurgacz (FAG), em Cascavel, as sementes usadas por Chico Neto são de uma variedade de abóboras gigantes e o crescimento é normal e esperado. "O que faz a diferença é o cuidado que ele tem com as plantas e o clima da região também ajudam", explica.
Chico Neto viaja por vários estado do Paraná em busca de novas variedades de abóboras (Foto: Chico Neto/ Arquivo Pessoal)

(***) Fonte e Imagens: G1.golbo.com

TODOS OS CAMINHOS LEVAM HOJE A NATAL PARA O ENCONTRO ESTADUAL DE PREFEITOS E VEREADORES.

Os prefeitos e vereadores do Rio Grande do Norte se encontrarão hoje (20), em Natal, para o primeiro encontro estadual, que será realizado pelas Federações das Câmaras Municipais do RN (FECAM/RN) e dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).

O evento acontece 15h, na escola de governo, e será marcado pela presença do ministro das cidades, Gilberto Kassab.

O presidente da FECAM/RN, Jório Nogueira, reforça que o evento é uma oportunidade para todos os colaboradores dos poderes legislativo e executivo para debater o fortalecimento do Estado.

A programação do 1° Encontro de Prefeito e Vereadores do Rio Grande do Norte terá início com a palestra do Governador Robinson Faria, sobre orçamento participativo e municipalismo, e na sequência acontecerá à posse das diretorias da FEMURN e da FECAM/RN.

Ao final do encontro, o ministro Giberto Kassab apresentará a palestra “Oportunidades para os municípios do RN”.


(***) Fonte e Imagem: Blog Guamareemdia