terça-feira, 30 de junho de 2015

FPSO CIDADE DE MARICÁ CHEGA AO RIO. É MAIS UM NAVIO-PLATAFORMA PARA O PRÉ-SAL DE LULA.

Este navio que você vê aí na foto, na solenidade de partida do porto de Guanzou, na China, no final de abril, está entrando amanhã ou depois na Baía da Guanabara.
Vai receber aqui – fabricados no Brasil – os módulos (na outra metade da foto) que o transformarão num navio plataforma com capacidade para retirar e processar 150 mil barris diários de petróleo do fundo do mar: o FPSO Cidade de Maricá, que vai operar no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos
A montagem, como antes foi a do “Cidade de Ilhabela”, destinado ao pré-sal de Sapinhoá, vai começar a ser feita imediatamente no Estaleiro Brasa, em Níterói, onde estão prontas as torres que reúnem filtros, compressores, separadores, geradores de energia e tanques de processamento de óleo e gás que o  aguardam, prontas, em terra.
E rápido, até dezembro, porque em outubro chega outro casco igual, o FPSO Cidade de Saquarema, para a mesma integração de módulos de produção.
É isso que se espera da Petrobras, agora: que concentre os investimentos em tirar o petróleo que já achou e que dá e sobra para que a empresa supere as dificuldades que lhe criaram os “ladrões de carreira”, as irresponsabilidades que marcaram e marcam o processo (que deveria ser de apuração, não de paralisação do setor) e a exploração política.
A discussão sobre se ela tem ou não capacidade financeira de cumprir a participação em novos investimentos exploratórios, além dos que estão em andamento, seria bizantina, já que temos um horizonte já definido de exploração mais que suficiente para os próximos anos. Não há razão, com a demanda interna atendida e os preços baixos do petróleo no mundo, para “correr” com novas concessões.

Ah, e como carioca que viu a ascensão e queda de nossa indústria naval e que não se cansa de olhar a atividade naval renascendo aqui, um motivo especial de orgulho. Quando o Saquarema chegar, pela primeira vez teremos quatro navios plataformas sendo montados na Baía da Guanabara: ele, o Maricá, a P-74 e a P-77, estas no Estaleiro Inhaúma, o antigo Ishikawagima dos tempos de JK.

(***) Fonte e Imagem: Tijolaço.com

GUAMARÉ VAI INVESTIR EM ESTAÇÃO DE DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA DO MAR PARA AMENIZAR A ESCASSEZ DE ÁGUA POTÁVEL NO MUNICÍPIO.

Na última segunda- feira (29), a Secretaria Municipal Da Chefia Do Gabinete Civil, publicou no Diário Oficial do Município, o Decreto Nº 024/2015, assinado pelo prefeito Hélio Miranda (PMDB), que trata de Abertura de Crédito Suplementar para incorporação ao orçamento municipal de recursos na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, no valor de R$ 13 milhões, para inclusão de dotação orçamentária de acordo com a destinação de recursos existentes no Orçamento Municipal.

Os recursos do Crédito Suplementar destinados a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbano, tem como objetivo viabilizar apoio financeiro para aquisição e instalação de dessalinizadora de água do mar por osmose reversa com sistema de ultrafiltração, com o fito de amenizar a escassez de água potável neste município.

O Decreto Nº 024/2015 tem base legal no Art. 1º - Incorporar a Lei nº 623/2013 – Plano Plurianual, Lei nº 639/2014 – Lei das Diretrizes Orçamentárias e a Lei nº 642/2014 – Lei Orçamentária Anual.

Leia na íntegra o teor do decreto clicando no link abaixo



(***) Fonte e Imagem: Portal Aratuá por Marcos Fonseca

CULTURA DE RAIZ ANIMA O ARRAIAL LAMPIÃO E MARIA BONITA, NA COMUNIDADE DE BAIXA DO MEIO.

Uma noite de muita música, animação, história e diversão. Assim foi a noite deste domingo (28), na comunidade de Baixa do Meio, com a realização do 1º Arraiá de Lampião e Maria Bonita.

O clima de tranquilidade marcou a noite, famílias inteiras foram ao Arraiá do Povo. A Rua de Raimundo do ABC ficou completamente lotada. Quem levou o público a dançar e apreciar as raízes culturais nordestinas foi Rodrigues Show e Banda

O grupo de quadrilhas apresentou a história do cangaço, a saga de Lampião e Maria Bonita. Um show de animação, casal de noivos, coreografia, evolução, traje típico, desenvolvimento do tema, criatividade e repertório. Mas ainda houve a quadrilha improvisada.
A festa ainda contou com comidas típicas, forró pé de serra, dentre outras. De forma que as pessoas se sentiram como se estivessem verdadeiramente no sertão nordestino.

A Policia Militar e a Guarda Municipal garantiram a segurança do evento. O 1º Arraial de Lampião e Maria Bonita ficara marcado na comunidade como um dos mais animados de todos os tempos.















(***) Fonte e Imagens: Guamaré em Dia

NOTA DE PESAR: ACABA DE FALECER NO HOSPITAL EM NATAL SEU CICERO BATISTA.

Este espaço registrar, com pesar o falecimento de Cicero Batista, mas conhecido Ciço Preto, um dos fundadores e coluna da Igreja Assembleia de Deus em Guamaré.

Cicero Batista deixa sua família, amigos e irmãos  aos 86 anos de idade. Seu Ciço faleceu nesta segunda-feira, às 20 horas, vitima de infarto.


O corpo chega amanhã (30), à cidade e será velado na Igreja Assembleia de Deus, na Rua Pereira da Silva. O sepultamento está previsto para acontecer às 16 horas no cemitério São João Batista.

CÂMARA MUNICIPAL DE GUAMARÉ ENTRA EM RECESSO PARLAMENTAR.

O blog acabou de ser informado que não haverá sessão ordinária manhã, dia (30), conforme divulgado por este espaço. Segundo o secretário da câmara, a última sessão antes do recesso foi realizada no dia (23), e que durante todo o mês de julho, a Câmara Municipal estará em recesso parlamentar.

Durante este período, os vereadores poderão ser convocados extraordinariamente, caso exista alguma matéria para ser votada. O atendimento da Câmara ao público irá funcionar normalmente. Os vereadores retornam ao trabalho, no dia 3 de agosto.
Os representantes do povo devem aproveitar o momento de recesso para visitar suas bases.

(***) Fonte do texto: Guamaré em Dia

domingo, 28 de junho de 2015

GRANDE NOITE DE FESTA JUNINA EM GUAMARÉ, COM A QUADRILHA MIRIM DAS CRIANÇAS GUAMAREENSES.

Foi uma noite de muita festa e alegria no espaço de eventos de Guamaré com o arraial das crianças Guamareenses, que deram um show de dança e beleza na noite de Guamaré, também tivemos uma barraca típica com muita comida junina.





Tivemos também a presença da Vereadora Diva Araújo abrilhantando a noite das crianças.