quarta-feira, 30 de novembro de 2016

GUAMARÉ REALIZARÁ 2ª EDIÇÃO DO CASAMENTO COMUNITÁRIO 2016.

A realizar-se no dia (02) de dezembro de 2016, as 17h00min, no clube municipal Vicente de Brito Miranda – Orla do Rio Aratuá. Esta edição está recheada de surpresas para todos os casais.

FANTÁSTICO! HOMENAGEM DA TORCIDA DO ATLÉTICO NACIONAL A CHAPECOENSE #FORÇACHAPE.

Atlético Nacional lota estádio em apoio à Chape: "Uma nova família nasce"
Clube colombiano faz homenagem impressionante à equipe catarinense em Medellín

As palavras de carinho logo após o acidente se transformaram em um gesto ainda mais grandioso. No horário marcado para o jogo contra a Chapecoense, pela primeira partida da final da Copa Sul-Americana, o Atlético Nacional preparou uma homenagem impressionante, à altura das 71 vítimas fatais do acidente do voo da LaMia. Vestidos de branco e segurando velas e celulares, cerca de 52 mil torcedores do clube colombiano lotaram o estádio Atanasio Girardot para lembrar os envolvidos. Em toda a arquibancada, o grito ecoou por diversas vezes: "Vamos, vamos, Chape".
Em uma faixa, o recado: "O futebol não tem fronteiras". Na outra, o anúncio: "Uma nova família nasce". José Serra, ministro de Relações Internacionais do Brasil, representou o país na cerimônia. Com a voz embargada, com o choro interrompendo o discurso por algumas vezes, o ministro agradeceu.


FEIRA TRABALHA DIVERSIDADE CULTURAL DO NORDESTE COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

A Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação Pedagógica da Educação Infantil, comemora os resultados da VI Feira Cultural da Educação Infantil, realizada no último dia 24, tendo como foco o tema: A Diversidade Cultural do Nordeste.

Para a coordenação da atividade, as ações trabalhadas com os alunos das unidades de educação infantil proporcionou vivências e experiências práticas, possibilitando a conquista de saberes em diversas áreas do conhecimento, valorizando a cultura regional dos Estados do Nordeste.

A feira aconteceu em dois momentos. Pela manhã, em Baixa do Meio e no período da tarde na sede de Guamaré. Titular da pasta, a secretária Cinthya Miranda destacou uma participação significativa de toda comunidade escolar no evento.


GUAMARÉ: COM A MARCA DE MIL CIRURGIAS EM OITO ESPECIALIDADES, CENTRO CIRÚRGICO TEM APROVAÇÃO POPULAR

A cidade de Guamaré é uma referência em procedimentos de baixa e média complexidade nas regiões do Mato Grande e Salineira e um exemplo na saúde pública para o Rio Grande do Norte.

A inauguração do Centro Cirúrgico do Hospital Maternidade Manoel Lucas de Miranda já pode ser comemorada com números e resultados. Em doze meses, mais de mil cirurgias foram realizadas em oito especialidades médicas, sem intercorrências e registro de infecção hospitalar.

Nesse período, mais de R$ 500 mil foram investidos para manter o centro cirúrgico em pleno funcionamento, sem convênios, somente com recursos da receita própria da prefeitura. Entra nessa conta ainda, uma média mensal de 20 partos cesáreas, antes as mulheres que precisavam desse procedimento, tinham que se deslocar para outras cidades.

EQUIPAMENTOS.

Equipado por aparelhos de última geração é formado por duas salas de cirurgia com capacidade para realizar cirurgias gerais, ginecológicas, vasculares e otorrinolaringológicas, sendo o primeiro hospital público do interior do Rio Grande do Norte, a oferecer esses tipos de procedimentos.

PROCEDIMENTOS

Durante esse período de doze meses, foram realizadas cirurgias eletivas, tais como: herniorrafias, colecistectomias, histerectomias, ooforectomias, partos por cesariana, entre outras cirurgias ginecológicas.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

FALTA DE COMBUSTÍVEL É A CAUSA MAIS PROVÁVEL PARA QUEDA DE AVIÃO DA CHAPECOENSE, DIZ JORNAL

A tragédia aérea que matou 72 pessoas na Colômbia, incluindo jogadores, comissão técnica e dirigentes da Chapecoense, além de jornalistas e tripulação, pode ter sido provocada por uma "pane seca". De acordo com o jornal "El Tiempo", da Colômbia, falta de combustível é a causa mais provável para o acidente com a aeronave Avro RJ 85 na madrugada desta terça-feira, conforme as investigações preliminares.

A apuração das causas do desastre está sendo feita pela Aeronáutica da Colômbia, que ainda não informou um motivo oficial para o acidente. O caso só será elucidado após a análise das caixas-pretas do avião, encontradas na tarde desta terça-feira.
O jornal "El Tiempo" chamou atenção para a ausência de explosões ou de incêndio após a queda do avião, fator que poderia indicar falta de combustível na aeronave. A hipótese de "pane seca" também foi levantada pelo presidente da Associação de Aviadores Civis da Colômbia, Jaime Alberto Sierra, em entrevista à TV colombiana "Caracol".

Sierra citou a informação de que o piloto da aeronave que levava os jogadores da Chapecoense havia pedido prioridade para aterrissar no aeroporto de Medellín, mas outro avião ganhou a preferência justamente por estar com pouco combustível. Segundo o jornal "El Tiempo", a tripulação do Avro RJ85 chegou a avisar à torre de controle que precisava pousar com urgência, também por falta de combustível, mas demorou a fazer tal pedido.

- Lamentavelmente, enquanto não sei a emergência, não posso dar a prioridade que a tripulação necessita - disse Sierra, em relação ao trabalho dos controladores de voo. - Nossa hipótese é que houve problema de falta de combustível - completou.
De acordo com fontes ouvidas pelo "El Tiempo", o voo da Chapecoense recebeu autorização para pousar assim que comunicou a falta de combustível. Pouco depois, no entanto, teria ocorrido uma falha elétrica na aeronave, que desapareceu do radar.

DIRETOR DIZ QUE PILOTO ERA EXPERIENTE, MAS AVIÃO DEVIA TER SIDO REABASTECIDO

O general Gustavo Vargas, diretor da Lamia, admitiu que o avião teria que ter parado para abastacer em Cobija, ainda na Bolívia, e depois seguir para Medellín. A outra alternativa seria pousar em Bogotá, que faz parte do plano de voo para qualquer problema.

- Eles foram direto a Bogotá, e aí tinha que ver a possibilidade de seguir ou aterrissar em Bogotá. Era de noite. E por essa negação do Brasil (a Anac não autorizou o voo direto de São Paulo a Medellín) se complicou um pouco. Mas, pelo visto, se o piloto continuou é porque podia - disse o diretor ao jornal colombiano "El Tiempo", destacando que esse voo já havia sido realizado outras duas vezes.

Vargas ressaltou que os aviões da empresa nunca haviam tido problema desde que começaram a operar há um ano. Além disso, o piloto do avião, Miguel Alejandro Quiroga Murakami, também era dono da Lamia junto com outro sócio. O diretor espera as investigações para saber se a teoria da falta de combustível procede.

- Estamos vendo isso. Mas se ele considerasse que não teria combustível, tinha que entrar em Bogotá e abastacer. A decisão tinha que ser tomada antes de passar por Bogotá; se estava com bom comsbutível, seguia. Se passava alguma coisa, devia entrar - reafirmou.
 JOGADORES TINHAM MEDO DE VOAR NAQUELE AVIÃO

A hipótese de falta de combustível ganha força também pelo relato do atacante Miguel Borja, do Atlético Nacional (COL), adversário da Chapecoense na final da Sul-Americana e que já havia viajado na mesma aeronave anteriormente. Segundo Borja, os atletas da equipe colombiana tinham medo de viajar no avião, operado pela companhia aérea LaMia.

– Nós já viajamos neste avião, conhecíamos até a tripulação. Tomara que agora que isso aconteceu as equipes tenham a consciência de melhorar as condições (de viagem), porque várias vezes paramos para abastecer. Tivemos medo, porque o avião é muito pequeno, muitas vezes parou em aeroportos para abastecer, porque não alcançaria o destino final - disse Borja ao canal colombiano "Kick Off".
O modelo original de fábrica das aeronaves Avro RJ85, a mesma que levava o elenco da Chapecoense, tem autonomia para voar no máximo 1.600 milhas náuticas (cerca de 2.960 km) de uma só vez. A distância entre Santa Cruz de la Sierra e Medellín, o trajeto do voo, é de 1.612 milhas náuticas, ou 2.985 km. Não se sabe, contudo, se a aeronave que levava a delegação brasileira havia recebido o acréscimo de tanques auxiliares, que aumentariam a distância máxima de voo.

(***) Fonte: oglobo.globo.com

EM VIRTUDE DO ACIDENTE AÉREO COM O TIME DA CHAPECOENSE A CESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUAMARÉ FOI ADIADA PARA A PRÓXIMA TERÇA –FEIRA DIA (06) DE DEZEMBRO

Atenciosamente presidente da câmara.
EUDES MIRANDA

ATLÉTICO NACIONAL CEDE TÍTULO PARA CHAPECOENSE APÓS QUEDA DE AVIÃO, DIZ TV.

O time colombiano Atlético Nacional divulgou na manhã desta terça-feira (29) que cederá o título da Copa Sul-Americana para o time da Chapecoense. A informação foi divulgada pelo canal de televisão da Colômbia "Teleantioquia".

Mais de 70 pessoas morreram no acidente com o avião que levava o time do Capecoense para disputar a primeira partida da final da competição. A próxima seria em Santa Catarina.

Pelo Twitter, o rival do clube brasileiro na decisão, prestou solidariedade. "O Nacional lamenta profundamente, se solidariza com a Chapecoense pelo ocorrido e aguarda informações das autoridades", afirmaram.

Oficialmente, a Conmebol, que organiza o campeonado, decidiu adiar ao máximo todas as decisões sobre o futuro esportivo da competição. A entidade suspendeu a final, que seria disputada entre Chapecoense e o Atlético Nacional de Medellín, e só volta a tratar do tema no dia 21 de dezembro.

CHAPECOENSE

O time do Chapecoense foi fundado em 1973. O mais recente título do time foi este ano quando venceram o Campeonato Catarinense. Eles também venceram o campeonato em 1977, 1996, 2007 e 2011.O time também foi vice-campeão no campeonato catarinense em 1978, 1991, 1995, 2009 e 2013.  No seu portifólio de título o Chape, como também é conhecido, conquistou a Taça Santa Catarina (1979 e 2014) e a Copa Santa Catarina (2006).


O time também foi vice-campeão da série B em 2013, quando garantiu o acesso para a elite do futebol brasileiro. A disputa da copa Sul-Americana seria a primeira final internacional do time. A cidade de Chapecó decretou luto de 30 dias. Todas as festas de fim de ano foram canceladas.

ZAGUEIRO NETO É ENCONTRADO COM VIDA E NÚMERO DE SOBREVIVENTES SOBE PARA SEIS

As buscas por sobreviventes no acidente com a delegação da Chapecoense continuam. O avião que transportava a delegação do clube catarinense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29). Segundo autoridades colombianas, o zagueiro Neto foi encontrado com vida e o número de sobreviventes subiu para seis.

"Parecia que não havia mais sobreviventes, mas no último momento conseguimos resgatar outra pessoa", comunicaram as entidades, que temporiariamente suspenderam a procura por mais pessoas. A região onde a aeronave teria caído seria de difícil acesso.

A lista de sobreviventes no momento:

Alan Ruschel: Jogador

Danilo: Jogador

Follmann: Jogador

Neto: Jogador

Ximena Suárez: Aeromoça

Rafael Henze: Jornalista


Uma outra pessoa havia sido resgatada com vida, parte da tripulação do avião, mas ele faleceu a caminho do hospital, se tratava de um dos pilotos, o boliviano chamado Erwin Tumiri.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

VEREADOR MAIS BEM VOTADO NA ÚLTIMA ELEIÇÃO EM GUAMARÉ, TAMBÉM É O MAIS COTADO PARA A REELEIÇÃO DE PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE GUAMARÉ EM 2017.

Estar em todas as sessões da câmara de vereadores de Guamaré e ver o quanto representa um vereador para o nosso município e observar todos eles, e avaliando os seus ideais é que vemos a importância de presidente.

Presidente esse que é escolhido pela maioria em votação entre os próprios vereadores, hoje ao fim do seu primeiro mandato como vereador, o vereador Eudes Miranda poderá outra vez através de votação reassumir em 2017 a cadeira de presidente da câmara municipal de vereadores em Guamaré.

Em entrevista ao blog o vereador Eudes Miranda sabe da sua responsabilidade com o povo, e disse que só está ali pelo povo. Também falou que os quase dois mil votos que o povo lhe confiou não foram em vão, pois para ele a luta estava só começando.

Por fim, agradeceu e disse que venha 2017 que estaremos juntos.

CÂMARA DE VEREADORES: HOJE (29), HAVERÁ SESSÃO ORDINÁRIA ÀS 15 HORAS.

domingo, 27 de novembro de 2016

GUAMARÉ FINALIZA MAIS UM CURSO DE SOCORRISTA EM 2016

Com a orla da praia aratuá como palco, a Escola Anjos da Noite Resgate e Cursos finalizou o curso de socorrista, curso esse que contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Defesa Civil de Guamaré. A escola Anjos da Noite Resgate e Cursos de Natal, tem em sua base instrutores de ponta que com mãos de ferro instruíram muito bem seus alunos, alunos esse que vieram também de outras cidades como Natal e João Câmara para completar seus estágios no curso.



Já na sala de aula os alunos viram o peso e reponsabilidade que tem um socorrista, já que eles irão cuidar de pessoas que estão em uma situação bem complicada, que tem que ser rapidamente controlada por eles passando uma segurança para a vítima deixando ela mais tranquila.


Saindo da sala que aqui foi usado o Clube Municipal de Guamaré e indo direto para a pratica, os alunos mostraram para todos que as aulas foram bem absolvidas por eles durante todo o curso.

Eles mostraram todas as suas habilidades e perfeições no seus movimentos, e tudo isso no tempo certo, tempo esse que é estipulado por seus instrutores, tempo esse que pode salvar uma vida, por isso é muito importante que a perfeição aliada a rapidez são muito importante nessas horas.



A escola também usa de tecnologia para avaliar seus alunos, tirando fotos e fazendo vários vídeos com Drone que serviram de amostras para avaliar possíveis erros de cada um dos seus alunos.


Já a sua equipe de maquiagem trabalham tão bem, que deixa a sena do curso bem perto da realidade, fazendo com que os alunos sintam-se verdadeiramente dentro de uma sena real.


Todo o curso teve a duração de três meses com os contratempos como simulado e imprevistos o curso teve a duração real de quatro meses.

Veja mais imagens aqui.