quarta-feira, 8 de março de 2017

ASSISTÊNCIA SOCIAL DE GUAMARÉ PROMOVE: “SEMINÁRIO MUNICIPAL DE DIREITOS DA MULHER: DA VIOLÊNCIA À EMANCIPAÇÃO”.

Ao contrário do que dita o senso comum, o Dia Internacional da Mulher não tem a ver com flores e bombons, mães, filhas e esposas. Para tal, nós temos o dia das mães, dia das crianças, e outras datas comemorativas para demonstrar carinho pelos nossos entes queridos. O Dia Internacional da Mulher é essencialmente político, e marca a conquista de Direitos e Igualdade da mulher num mundo que sempre foi dominado pelos homens.

No século passado, quando as guerras e as crises econômicas obrigaram as mulheres a saírem de casa para conquistar o mercado de trabalho, as horas de serviço eram mais extensas, os salários, menores, e o reconhecimento, ínfimo. Ao longo de décadas, a luta de vários movimentos sociais diminuiu essa desigualdade, mas não extinguiu por completo.

No Brasil, o salário da mulher ainda é 30% menor que o do homem (Economia UOL, 2016); a taxa de feminicídio é a 5ª maior do mundo (ONU, 2016), e o Nobel laureou apenas 44 mulheres dos 851 prêmios já concedidos em sua existência (Estadão, 2011). A estrada rumo a igualdade de gênero ainda é longa, mas nada nos impede de percorrê-la. Enquanto ainda temos números alarmantes quanto a disparidade de gênero, movimentos feministas têm feito avanços nestas questões.

A fim de abrir espaço para este debate, no dia 09 de março, às 14h, na Plenária da Câmara de Guamaré/RN, acontecerá o “Seminário Municipal de Direitos da Mulher: da violência à emancipação”, que trará a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Natal/RN, Ildete Mendes, para tratar sobre a demanda da violência doméstica e a importância do Controle e Participação Social na garantia de direitos.


Ademais, o Seminário contará com a presença da Secretária Municipal de Assistência Social, Marisa Rodrigues, que fará uma breve apresentação sobre os índices de violência contra mulher no município, como também estará propondo neste seminário ampliar as discussões para a implantação do Conselho da Mulher. O Seminário será voltado para os grupos de mulheres atuantes no CREAS e nos CRAS de Guamaré e Baixa do Meio, mas a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS estende o convite a todos que queiram contribuir com a discussão.

Nenhum comentário: