sexta-feira, 9 de junho de 2017

PREFEITURA DE GUAMARÉ GARANTE SORRISO NOVO E MAIS SAÚDE A POPULAÇÃO.

Conversar, cantar, gritar, sorrir, gargalhar. Ações simples e corriqueiras de todo ser humano, mas que em alguns momentos podem ser constrangedoras.

Isto quando a pessoa tem problemas de dentição, principalmente falta de dentes. E não importa se parcial ou total, a realidade é que sem a dentição a autoestima fica em baixa.

Em Guamaré, esta realidade vem sendo transformada no governo do prefeito Hélio Miranda. Desde sua inauguração, o CEO realiza atendimentos de média complexidade odontológica, promovendo a reabilitação oral de dezenas de usuários, no Laboratório de Próteses Dentárias da unidade, que está em funcionamento e opera com sua capacidade plena para fornecer próteses totais ou parciais aos moradores do município.

“Gosto de cantar, rir, falar alto e agora não preciso mais por a mão na boca. Meu sorriso tá perfeito e ainda recebo elogios,” revela Raimundo Gomes da Silva (65 anos), Seu Caxaréu, como é mais conhecido, recebeu a prótese e se mostra totalmente satisfeito com o resultado. “Desde menino fugia do dentista, paguei por uma dentadura que não ficou boa e nunca mais usei. Quando o pessoal do PSF me encaminhou aqui nem acreditei, porém o atendimento é excelente e tudo de graça,” comemora exibindo um amplo sorriso.

Até o final de maio foram distribuídas 50 próteses aos pacientes, isto porque a maioria necessita da prótese superior e inferior. O laboratório tem capacidade para produzir 150 itens por mês.

O cirurgião – dentista e coordenador do programa Dr. Alarisio, conta que o público é bastante variado. Além dos idosos atendemos vários jovens que perderam os dentes anteriores. Diversas pessoas que chegam à unidade convivem há anos com a falta de dentes. “Muitas vezes não acreditam que é um serviço público e não precisarão pagar,” explica o médico dentista.

É um programa de grande importância para a população, esclarece o secretário de saúde Adriano Diógenes. “Através desse programa, temos a oportunidade de reabilitar o paciente que no passado por não ter a devida assistência odontológica básica, tiveram seus dentes retirados”. Agora, a prefeitura através das ações do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, dá a oportunidade a estes pacientes de ser reabilitado, através da colocação de prótese dentárias, melhorando sua mastigação, alta estima e, consequentemente, sua qualidade de vida”. Concluiu. 



Nenhum comentário: