sexta-feira, 27 de abril de 2018

GUAMARÉ PARTICIPA DO I FÓRUM DA REGIÃO OESTE E ALTO OESTE NA ATENÇÃO AOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

A vice-Prefeita Iracema Morais e a Secretária de Assistência Social Marisa Rodrigues e demais técnicos e conselho dos Direitos da criança e do adolescente de Guamaré, participaram nesta quarta-feira (25) do I Fórum Regional para Fortalecimento dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente da Região Oeste e Alto Oeste.

A iniciativa e apoio da proposta da organização desse I Fórum que acontece nos dias 25 e 26 partiu dos municípios de Mossoró, Guamaré e Felipe Guerra em parceria com a Fundação ABRINQ, UFERSA, COMDICA.

O Fórum acontece com objetivo de buscar estratégias e fortalecimento junto à sociedade em geral para captação de recursos para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Esse momento tem ainda como proposta sensibilizar o empresariado local e da região para o engajamento e possíveis destinações aos Fundos da Infância pelas empresas nas Políticas Municipais para a Infância e Adolescência; outro momento desse fórum é a capacitação para os Conselhos Municipais, acerca ´das Políticas Públicas pela Infância e Adolescência e orientações Gerais para Estruturação, Gestão e planos dos Fundos Municipais.

A Secretária Marisa Rodrigues, participou da mesa de abertura representando o COEGEMAS/RN, ao lado da Vice-Prefeita, Iracema Morais, representando o município de Guamaré, do Prefeito de Felipe Guerra, da Prefeita Rosalba Ciarlini, secretária de assistência social Lorena Ciarlini e a Vereadora Sandra Rosado, representantes da cidade sede do evento, Mossoró/RN.
A fala de abertura foi realizada pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude e Articuladora do Programa Prefeito Amigo da Criança, Lorena Ciarlini. Ela ressaltou a importância desse momento na efetivação de políticas públicas para crianças e adolescentes e o fomento da discussão sobre os fundos municipais da infância e adolescência. Destacou também ser um momento de esperança, de ação com sentimento e a superação de adversidades que trazem oportunidade de crescer.


A Secretária Marisa Rodrigues destacou o papel de Mossoró no início dessas discussões, e sua contribuição nos debates a nível Estadual e Nacional. Também ressaltou que a Assistência Social é uma política que trabalha de maneira integrada com as demais políticas públicas, sendo impossível dirimir as desigualdades sociais sem considerar a integralidade e a intersetorialidade entre o âmbito governamental e a sociedade civil com a participação da rede e controle social. Afirmou ainda que o CONGEMAS vem ampliando esse debate nas suas instâncias deliberativas e fóruns de participação.

A Prefeita Rosalba Ciarlini enfatizou a importância e a prioridade dos gestores, governantes priorizar políticas públicas com serviços de qualidade para a infância e aos adolescentes e de que assegurar recursos no Fundo da Infância e adolescência é também responsabilidades de todos, principalmente no momento em que estamos vivendo em nosso País.

Nenhum comentário: