sexta-feira, 10 de agosto de 2018

A PREFEITURA DE GUAMARÉ ATREVES DA SECRETARIA DE ESPORTE LAZER E JUVENTUDE REALIZA O 1º MÓDULO NA CAPACITAÇÃO DE ESPORTE SEGURO E INCLUSIVO.


Neste primeiro módulo utilizamos o vôlei sentado como possibilidade de inclusão social no contexto esportivo, participaram da atividade coordenadores e auxiliares dos projetos executados pela secretaria de esporte, lazer e juventude e os profissionais da secretaria de educação, bem como o público que tem interesse pela temática.


O VOLEIBOL SENTADO

O presente esporte deu início na Holanda em 1956 sendo este similar do sitzball, o voleibol sentado estreou nas paraolimpíadas de 1980.

O Voleibol Sentado é um esporte paralímpico, o qual se apresenta como uma alternativa para a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência na prática esportiva. Esse esporte resultou de uma adaptação do Voleibol Olímpico, apresentando os mesmos princípios de jogo. As adaptações dizem respeito à altura da rede, tamanho da quadra, o bloqueio ao saque, entre outras. O presente estudo tem como objetivo averiguar o cenário da produção científica brasileira online sobre o Voleibol Sentado. Para tanto foi realizada uma revisão bibliográfica das publicações acadêmicas nacionais (em língua portuguesa) sobre a temática do Voleibol Sentado, buscando identificar os enfoques que estão em evidência. Foram analisados oito estudos, cujos resultados foram agrupados em três categorias: treinamento, aspectos psicológicos e aspectos educacionais. Apesar de haver poucos trabalhos que discorram sobre o Voleibol Sentado, a conclusão foi de que existem mais estudos que descrevem sobre o Voleibol Sentado no meio escolar e poucos estudos que falam sobre as outras vertentes dessa modalidade paralímpica.


Os interessados em participar dos outros módulos devem procurar a secretaria de esporte lazer e juventude na orla da praia aratuá de Segunda a sexta-feira das 8:00h às 12:00 para informações e inscrições.
























Nenhum comentário: