sábado, 11 de agosto de 2018

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA TEATRAL ABORDA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO AGOSTO LILÁS EM GUAMARÉ

Dentro da programação do “Agosto lilás” realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, que vem trabalhando o combate a todas as formas de violência contra a mulher, destacamos a atividade de “Intervenção artística teatral” realizada nos restaurantes populares de Baixa do Meio e salina da Cruz, nos dias 08 e 09 de agosto, respectivamente.

A intervenção teatral abordou de maneira clara e prática as agressões sofridas por mulheres no dia a dia. O público foi pego de surpresa pelos atores (NUCA e ACOLHER), onde de forma muito convincente retratou a violência dentro do ambiente público. A intervenção serviu de reflexão para os presentes, e como ponto de partida para a equipe do CREAS levantar um diálogo sobre a temática e a importância da campanha do “Agosto Lilás” instituída no estado do RN no ano de 2016.

Uma das usuárias do restaurante popular em Baixa do Meio relatou: “É de suma importância que isso [Sensibilização] sempre aconteça, pois é comum presenciarem casos de violência à mulher no dia a dia na comunidade”.
Outro usuário em salina do Cruz, surpreso com a cena que havia visto comentou: “Agora estou aliviado em saber que era apenas uma encenação teatral, porque não saberia como reagiria em ver algo desse tipo (violência) contra a mulher, assim como aconteceu nessa cena é comum acontecer de verdade”, completou.

Em ambas as atividades, foram impactantes a reação das pessoas ao redor ao ver o retrato da violência estampada em público. Muitos pareciam não acreditar no que estavam vendo. A intervenção teve exatamente esse objetivo de impactar os presentes e fazê-los refletir sobre a violência contra mulher e as formas de denúncia, afirma a coordenadora do CREAS Karina Brito.
Também foi realizado Cine Lilás na Quadra da Escola Municipal Maria Madalena em Baixa do Meio e no restaurante de Salina da Cruz, trazendo a exibição do documentário intitulado “O SILENCIO DAS INOCENTES”, ”  após a exibição ocorreu uma sensibilização acerca do significado histórico e a importante conquista de uma Lei específica que pune indivíduos agressores, que comentam atos que atentem contra a integridade física, moral, psicológica ou social das mulheres.
"Veja fotos do encontro na comunidade de Baixa do Meio"















"Veja fotos do encontro na comunidade de Salina da Cruz"












Nenhum comentário: