terça-feira, 24 de abril de 2018

GUAMARÉ RECEBE VISITA DA FUNDAÇÃO ABRINQ PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL PARA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Os assessores da Fundação ABRINQ, Carlos Delcídio e Rafael Krettelys, estiveram em Guamaré na manhã dessa terça-feira (24) para dar início aos trabalhos do Programa Prefeito Amigo da Criança, com a construção do Plano Municipal para Infância e Adolescência – PMIA, que tem por objetivo consolidar uma agenda comum para as políticas públicas que atendem, direta ou indiretamente, crianças e adolescentes do município.
Em sua fala, a Secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues, discorreu sobre a importância de alicerçar e estruturar essa rede para infância e adolescência, e destacou os vários planos municipais que Guamaré já tem para este segmento. Nesse sentido, concluiu a Secretária, nosso intuito é extrair os principais pontos desses Planos e abarcá-los num único conjunto de compromissos.
Carlos Delcídio, da ABRINQ, destacou a importância do Prefeito Hélio Willamy para pôr em prática as ações do Plano. Sobre Guamaré, ele disse ainda que o município possui, entre outras coisas, capacidade técnica, ou seja, pessoas capazes de estruturar e executar essas ações de forma eficaz e coerente, diálogo adequado entre a Sociedade Civil e o Poder Público através dos Conselhos de Políticas Públicas e, principalmente, a prática da intersetorialidade, que se sobressai de maneira mais evidente no planejamento e execução da Semana do Bebê, exatamente o que a Fundação procura quando contribui junto aos municípios na construção desse Plano.
Rafael Krettelys, também da Fundação, disse que a elaboração e execução do PMIA é a chance de mostrar que não somente o Prefeito é Amigo da Criança, mas toda a sua gestão. A Secretária Marisa Rodrigues reiterou a fala do assessor sobre o comprometimento do Prefeito e dos Secretários de diferentes pastas na política da infância e adolescência, e disse também que o Prefeito Hélio já incorporou na sua agenda o que está pautado no Programa.
Além da capacitação sobre o PMIA, a Fundação ABRINQ, através da Prefeitura de Mossoró, com iniciativa de Guamaré junto a Fundação, irá realizar o I Fórum Regional para Fortalecimento dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente da Região Oeste e Alto Oeste, nos dias 25 e 26 de abril, na cidade de Mossoró/RN, e objetiva buscar estratégias de fortalecimento junto à sociedade para captação de recursos para os Fundos da Infância e Adolescência (FIA), além de sensibilizar e mobilizar o empresariado local para o engajamento e possíveis destinações aos Fundos, e oferecer capacitação para os  Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.






Nenhum comentário: